Educação Escolar Indígena

“Tekoa Gwyra Pepo”– Tapiraí

 

Neste momento de afastamento social, onde nossos alunos devem acompanhar as aulas à distância, mediante atividades que os professores propõem para que os estudantes tenham garantido seu percurso de aprendizagem. Destaca-se os alunos indígenas, que estão matriculados na EE Bairro do Turvo.

As lideranças da comunidade indígena retiraram na escola regular, os materiais “Aprender Sempre”, elaborados pela COPED/SEDUC (assim como outros alunos de todas as escolas regulares), no entanto, são feitas adaptações para que os estudantes indígenas acompanhem a aprendizagem das habilidades que são exigidas nos anos/séries.

Com orientação dos articuladores de nossa diretoria (PCNP e Supervisora responsáveis por esta modalidade), futuros professores indígenas estão empenhados na mediação coletiva da aprendizagem dos alunos.

Abaixo algumas fotos dos alunos indígenas, em sua continuidade de aprendizagem, articulando habilidades do Currículo Paulista e na cultura local (bilíngue) – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

PCNP – Jobel Cavalcante – Língua Portuguesa e Educação Escolar Indígena – DER/NPE Votorantim.