1º EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES – PEP 2022.

Considerando o disposto no Decreto 57.238, de 17/08/2011, na Resolução SEDUC 72/2020, Resolução Conjunta SE-SAP-2, de 30-12-2016, o Dirigente Regional de Ensino, da Diretoria de Ensino Região Votorantim, torna pública a abertura de inscrições para o processo de credenciamento de docentes não efetivos, interessados em atuar nas classes do Programa Educação nas Prisões – Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio, nas Unidades Prisionais jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino.

I – Do Objetivo: Assegurar a oferta de escolarização de ensino fundamental e médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, para jovens e adultos que se encontrem reclusos em estabelecimentos penais.

II – Do Projeto Pedagógico: Será desenvolvido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, caracterizando-se basicamente pela oferta de curso fundamental, anos iniciais e finais e ensino médio; pela instalação de classes multisseriadas, por organização curricular que se desenvolverá por meio de eixos temáticos, que visam promover uma efetiva interação entre os conteúdos formais previstos e as experiências de vida que singularizam esses jovens e adultos.

III – Das Unidades Prisionais e Escola Vinculadora: Penitenciária Masculina de Capela do Alto e Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto (CDP), vinculadas à E. E. Cel. Pedro Dias de Campos, Capela do Alto e na Penitenciária Feminina de Votorantim, vinculada à E.E. “Prof. Evilázio de Góes Vieira”.

IV – Credenciamento:

• Datas e locais: A inscrição ocorrerá no período de 22/03/2022 até às16h00 do dia 05/04/2022, via formulário on-line disponibilizado no link:

2- Requisitos:

a) Estar devidamente inscrito para o processo de atribuição de classes e aulas 2022;

b) Ser docente categoria F, Categoria O e candidato à contratação;

c) Ter optado, no ato da inscrição na Secretaria Escolar Digital (SED), pela modalidade Projetos;

d) Ser portador de curso de licenciatura Plena ou de certificado de conclusão de curso;

e) Ser portador de Diploma de Bacharel e/ou Tecnólogo ou de certificado de conclusão de curso;

f) Ser aluno regularmente matriculado no último ano em curso superior de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, com declaração de matrícula 2022;

g) Conhecer a especificidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido com jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais;

h) Ser assíduo e pontual e ter disponibilidade para participar de trabalho em equipe, dos conselhos de classe/anos, das aulas de trabalho pedagógico realizado pela escola vinculadora (ATPC) e de programas de capacitação e de formação continuada, oferecidos pela Secretaria da Educação e/ou por entidades conveniadas;

i) Conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação de Jovens e Adultos.

3- Documentos Obrigatórios:

1. Documento de Identificação com foto: RG ou Carteira de Habilitação;

2. Professores dos Anos Iniciais: Diploma de Pedagogia, Normal Superior ou Magistério de nível médio e respectivo histórico escolar;

3. Professores dos Anos Finais e Ensino Médio: Diploma do curso de Licenciatura Plena ou Certificado de Conclusão do referido curso e respectivo Histórico Escolar ou Diploma de curso de Bacharelado/Tecnólogo ou Certificado de Conclusão do referido curso e respectivo Histórico Escolar;

4. Professor de Educação Física – além da documentação descrita no Item d, apresentar registro no CREF (cópia acompanhada do original);

5. Se for estudante cursando último ano em 2022: Atestado/Declaração de frequência atualizado, para cursar em 2022, curso superior de Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo, acompanhado do respectivo histórico escolar, expedido pela instituição de ensino superior que estiver oferecendo o curso.

V – Da Atribuição de Aulas:

A atribuição de aulas do Programa Educação nas Prisões ocorrerão durante o ano letivo de 2022 com publicidade das datas e locais no site da Diretoria de Ensino de Votorantim: http://devotorantim.educacao.sp.gov.br/ A atribuição de aulas será realizada em conformidade com Resolução Conjunta SE/SAP nº 2/2016, além da Resolução SEDUC 72/2020 que trata do processo de atribuição de aulas.

VI – Observações: As datas de início e término do ano letivo, dos períodos de férias docentes e de recesso escolar e demais atividades das classes do PEP serão desenvolvidas em conformidade com o calendário escolar das escolas vinculadoras. O ato de Inscrição no Processo de Credenciamento implica na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições constantes no presente Edital e conhecimento da legislação específica. Cabe ao candidato acompanhar todas as informações do processo de credenciamento através do site: http://devotorantim.educacao.sp.gov.br/.

Os documentos exigidos neste edital deverão ser digitalizados junto à ficha de inscrição. Os casos omissos serão analisados pelo Diretor da escola vinculadora, pelo Supervisor responsável pelo projeto e pela Comissão de Atribuição de Classes/Aulas desta Diretoria de Ensino.

Votorantim, 22 de março de 2022.

Siga as orientações do link abaixo para juntar seus documentos em um único arquivo no formato PDF e utilizá-lo para realizar a inscrição:

OBS:. Caso ao tente anexar o “PFD de arquivo único” e não consiga, verifique se seu Google Drive não está lotado.