3º EDITAL DE CREDENCIAMENTO PRISIONAL 2021

Acesse aqui o Edital em PDF

3º EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES – PEP 2021
Considerando  o  disposto  no  Decreto 57.238,  de  17/08/2011, na Resolução SEDUC 72/2020,   Resolução  Conjunta  SE-SAP-2,  de 30-12-2016,  o    Dirigente  Regional de Ensino, da Diretoria de Ensino Região Votorantim, torna pública a abertura de inscrições para o processo de credenciamento de docentes não efetivos, interessados em atuar nas classes do Programa Educação nas Prisões – Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio, nas Unidades Prisionais jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino.

I – Do Objetivo:

Assegurar a oferta de escolarização de ensino fundamental e médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, para jovens e adultos que se encontrem reclusos em estabelecimentos penais.

II – Do Projeto Pedagógico:

Será desenvolvido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, caracterizando-se basicamente pela oferta de curso fundamental, anos iniciais e finais e ensino médio; pela instalação de classes multisseriadas, por   organização  curricular  que  se  desenvolverá  por  meio  de  eixos temáticos, que visam  promover uma efetiva interação entre os conteúdos formais previstos e as experiências de vida que singularizam esses jovens e adultos.

III – Das Unidades Prisionais e Escola Vinculadora:

• Penitenciária Masculina de Capela do Alto e Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto (CDP), vinculadas à E. E. Cel. Pedro Dias de Campos, Capela do Alto;
  • Penitenciária Feminina de Votorantim, vinculada à E.E. “Prof. Evilázio de Góes Vieira”.

IV – Credenciamento:

• Datas e locais:

A inscrição ocorrerá no período de 22/11/2021 a 30/11/2021, via formulário on-line disponibilizado no link (consultar tutorial de apoio no final da página):

2- Requisitos:

a) Estar devidamente inscrito para o processo de atribuição de classes e aulas 2021;b) Ser docente categoria F, Categoria O e candidato à contratação;
c) Ter optado, no ato da inscrição na Secretaria Escolar Digital (SED), pela modalidade Projetos;
d) Ser portador de curso de licenciatura Plena ou de certificado de conclusão de curso;
e) Ser portador de Diploma de Bacharel e/ou Tecnólogo ou de certificado de conclusão de curso;
f) Ser aluno regularmente matriculado no último ano em curso superior de licenciatura , bacharelado ou tecnólogo, com declaração de matrícula 2021;
g) Conhecer a especificidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido com jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais;
h) .Ser assíduo e pontual e ter disponibilidade para participar de trabalho em equipe, dos conselhos de classe/anos, das aulas de trabalho pedagógico realizado pela escola vinculadora (ATPC) e de programas de capacitação e de formação continuada, oferecidos pela Secretaria da Educação e/ou  por entidades conveniadas;
i) Conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação de Jovens e Adultos.

3- Documentos Obrigatórios:1. Documento de Identificação com foto: RG ou Carteira de Habilitação;

1. CPF;
  2. Professores dos Anos Iniciais:

Diploma de Pedagogia, Normal Superior ou Magistério de nível médio e respectivo histórico escolar;

1. Professores dos Anos Finais e Ensino Médio:
    Diploma do curso de Licenciatura Plena ou Certificado de Conclusão do   referido   curso   e   respectivo   Histórico   Escolar ou
    Diploma de  curso  de  Bacharelado/Tecnológo  ou  Certificado  de Conclusão do referido curso e respectivo Histórico Escolar;
  2. Professor de Educação Física – além da documentação descrita no Item d, apresentar registro no CREF (cópia acompanhada do original);
  3. Se for estudante cursando último ano em 2021: Atestado/Declaração de frequência atualizado, para cursar em 2021, curso  superior  de  Licenciatura,  Bacharelado  ou  Tecnólogo, acompanhado  do  respectivo  histórico  escolar,  expedido  pela instituição  de  ensino  superior  que  estiver  oferecendo  o  curso.

V – Da Atribuição de Aulas

A atribuição de aulas do Programa Educação nas Prisões ocorrerão durante o ano letivo de 2021 com publicidade das datas e locais no site da Diretoria de Ensino de Votorantim:  http://devotorantim.educacao.sp.gov.br/

A atribuição de aulas será realizada em conformidade com Resolução Conjunta SE/SAP nº 2/2016, além da Resolução SEDUC 72/2020 que trata do processo de atribuição de aulas.

VI – Observações:

As datas de início e término do ano letivo, dos períodos de férias docentes e de recesso escolar e demais atividades  das  classes  do  PEP  serão desenvolvidas em conformidade com o calendário escolar das escolas vinculadoras.

O ato de Inscrição no Processo de Credenciamento implica na aceitação, por parte do    candidato, de todas as disposições constantes no presente Edital e conhecimento da legislação específica.

Cabe ao candidato acompanhar todas as informações do processo de credenciamento através do site http://devotorantim.educacao.sp.gov.br/.

Os documentos exigidos neste edital deverão ser digitalizados junto à ficha de inscrição.

Os casos omissos serão analisados pelo Diretor da escola vinculadora, pelo Supervisor responsável pelo projeto e pela Comissão de Atribuição de Classes/Aulas desta Diretoria de Ensino.

O presente Edital poderá sofrer alterações de acordo com determinações da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC.

Votorantim, 19 de novembro de 2021.

Tereza Leonor A. B. G. Milano

Dirigente Regional de Ensino