Alunos desenvolvem atividade com “lapbook” na disciplina de geografia.

Durante a primeira quinzena de agosto, atendendo as orientações pedagógicas para o início do segundo semestre da Secretaria Estadual de Educação e da Diretoria de Ensino de Votorantim, foi desenvolvido juntamente com os alunos dos 9º anos das Escola Estadual Professor Benedicto Rodrigues  em Salto de Pirapora, o processo de recuperação das habilidades em que os educandos apresentaram dificuldades no primeiro semestre, na disciplina de geografia.

O plano de recuperação foi planejado e executado atendendo os níveis de aprendizagem dos educandos, sendo aplicada na sequência didática atividades de exploraram os conhecimentos prévios, a competência leitora e escritora dos alunos, tendo como foco principal a temática voltada para a compreensão da Nova Ordem Mundial e o processo de globalização.

Em sala de aula, utilizou-se da problematização dos recursos audiovisuais (trechos de filmes), leitura compartilhada de imagens e textos com o uso dos procedimentos de leitura, pesquisas complementares e discussão sobre as temáticas através da troca de diálogos e exposições de informações e opiniões entre aluno/aluno e aluno/professor.

Como produto final do processo de recuperação e como forma de aplicação dos conhecimentos adquiridos referente a temática e a habilidade trabalhada, os   educandos formaram grupos produtivos para a elaboração dos “lapbook” (livro de recortes) com a temática apresentada e estudada durante o período de recuperação.

O processo de elaboração pautou-se na socialização de modelos de lapbook apresentados pelo professor, a retomada dos conceitos e informações estudadas, a seleção dos materiais e dados necessários para a construção do produto final.  Durante a elaboração os alunos puderam desenvolver a criatividade, o resgate de conhecimento, aplicação dos mesmos, a corresponsabilidade e a ação protagonista nas tomadas de decisão para a finalização do trabalho de forma satisfatória.

Observou-se que com o desenvolvimento de toda as atividades previstas na sequência didática, ocorreu participação mais ativa dos alunos na aplicação de seus conhecimentos, tendo uma melhora de 75% da aprendizagem sobre a habilidade e a temática desenvolvida.