Estudo de Campo na Floresta Nacional de Ipanema

Alunos dos 7ºanos da Escola Estadual Prof. Benedicto Rodrigues visitam e realizam atividades educativas na Floresta Nacional de Ipanema.

 

Alunos reconhecendo os aspectos do bioma local junto aos monitores.

 

 

 

No último dia 06, os educandos dos 7º anos do ensino fundamental anos finais, da Escola Estadual Prof. Benedicto Rodrigues, de Salto de Pirapora/SP, desenvolveram o estudo de campo na Floresta Nacional de Ipanema, como culminância do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de ciências e geografia onde explorou as temáticas das grandes paisagens naturais brasileiras, os sistemas nacionais de unidade de conservação e a biodiversidade da Mata Atlântica e do Cerrado.

 

 

 

            A ação interdisciplinar contou com o estudo e desenvolvimento dos temas e habilidades requeridas no 3º bimestre nas disciplinas de ciências e geografia, por meio da leitura interpretação de textos, mapas, imagens referentes aos ecossistemas e biomas brasileiros, como também a exibição de vídeos para a ampliação dos conhecimentos, sendo finalizado com a visita e realização das atividades de campo na Fazenda Ipanema, em Iperó/SP.

Alunos contemplam a vista da Floresta Nacional de Ipanema.

Alunos observam a gruta no meio da Floresta Nacional de Ipanema

 

 

 

            Com o objetivo de tornar o ensino de ciências e geografia mais concreto, oportunizando o contato com o ambiente natural de modo a contextualizar o saber referente a biodiversidade e a preservação da Mata Atlântica e do Cerrado de nossa região. Os docentes Ana Paula Farias Santana e Rafael de Barros Tavares, acompanharam os discentes no desenvolvimento das atividades de reconhecimento e exploração do bioma existente na Floresta Nacional de Ipanema, através do estudo histórico e de trilhas no meio da vegetação local.