Eventos Internacionais MasterClass – SPRACE/UNESP

O SPRACE/UNESP, em colaboração com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), realiza anualmente três edições do MasterClass. 

A ideia do MasterClass, em todas as suas edições, é apresentar aos participantes o grupo de pesquisa (SPRACE) e dar a oportunidade de trabalhar com mentores para aprender mais sobre a Física dos séculos XX e XXI, pouco contemplada pelos currículos escolares. Entre as atividades propostas estão palestras que apresentam aos alunos o Modelo Padrão, teoria que descreve as partículas fundamentais da natureza que conhecemos hoje e suas interações. Após aprender a teoria, os alunos podem analisar dados reais obtidos pelo Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas do CERN, e discutir os resultados em videoconferência com outros centros de pesquisa internacionais, incluindo pesquisadores do próprio CERN. Este ano participarão centros de pesquisa de: Rome Sapienza e Genova (Itália), Debrecen (Hungria), Plovdiv e Ruse (Bulgária), Teerã (Irã) e Zagreb (Croácia).

Data: 01 a 04 de março de 2021 

Horário: 16h às 18h30 

Público-alvo: Professores(as) do componente curricular Física e estudantes do Ensino Médio 

Pré-Inscrição: as pré-inscrições poderão ser feitas, até o dia 26/02/2021, por meio do e-mail: pedro.mercadante@ufabc.edu.br, indicando nome e e-mail do/a professor/a responsável pelos alunos/as que participarão, bem como o  nome da unidade escolar. 

Posteriormente, será enviado um link para um formulário, no qual os nomes dos participantes serão informados, para que sejam confeccionados os certificados de participação e as listas de presença.  

O link do Zoom para participar do evento on-line será enviado após as inscrições, para os/as professores/as responsáveis.