PROJETO: MÃOS QUE ENCANTAM

FOTO: Alunos e alunas da escola Profª. Selma Maria Martins Cunha que Participaram do projeto de LIBRAS: Mãos que encantam – junho de 2019.

Destaca-se o crescente movimento de inclusão dos surdos nas escolas públicas, nos cursos técnicos, nas universidades e no mercado de trabalho. A presença de alunos surdos em sala de aula tem nos proporcionado um vasto aprendizado. O qual reflete sobre os últimos anos em que passamos a oferecer atendimento educacional especializado para deficiência auditiva em nossa escola.

Em comemoração aos resultados das ações promovidas por essa iniciativa, e pela presença da interlocução em salas de aula, temos o prazer em compartilhar os frutos do projeto MÃOS QUE ENCANTAM.

O projeto MÃOS QUE ENCANTAM surgiu com a intenção de promover e socializar aspectos importantes da Comunidade Surda, com o objetivo de efetivar a real inclusão, inserção e a comunicação dos alunos surdos com os ouvintes. E este processo busca oferecer o ensino da língua brasileira de sinais para os alunos ouvintes de uma forma lúdica e envolvente, com aulas dinâmicas, vídeos, coral e apresentações artísticas em interação com os alunos surdos. Neste sentido a LIBRAS pode ser uso considerado uma experiência norteadora, na abertura de caminhos para o conhecimento e o protagonismo dos alunos.

 

FOTO: Professoras de libras Daniela Rodrigues e Charline Caroline da E.E. Profª Selma Maria Martins Cunha – julho de 2019.

Um dos frutos do projeto MÃOS QUE ENCANTAM foi a realização do Chá Literário pelas professoras Daniela Rodrigues e Charline Caroline, que ocorreu no dia 05/06/2019, na unidade escolar Profª Selma Maria Martins Cunha.

Na ocasião, estiveram presentes pais de alunos, equipe escolar, convidados da comunidade dentre outros. As profissionais Daniela e Charline estiveram a frente dos trabalhos com antecedência, preparando há semanas o evento que envolve vários alunos ouvintes das diversas turmas.

Destacaram-se as emocionantes apresentações musicais dos alunos ouvintes sob orientação das professoras.
Todas as ações foram conduzidas com o objetivo de sensibilizar as todos os ouvintes ou não, sobre a importância da valorização e a necessidade de adequação da sociedade às necessidades daqueles com deficiência auditiva.

A mãe do aluno Dhionatan, do 1° ano A, Sra. Cristiane emocionou-se e agradeceu a toda equipe, em especial às professoras Daniela e Charline, pelo profissionalismo e pelas iniciativas que ocorreram na E.E “ Profª Selma Maria Martins Cunha”, destacando ainda o desenvolvimento e satisfação da família em especial do Dhionatan com relação aos trabalhos oferecidos pela unidade escolar.

Todos os envolvidos foram homenageados com lindas lembranças do “ Projeto Mãos Que Encantam” que contínua e para finalizar, convidados para uma deliciosa confraternização na qual degustaram salgados, doces, chás, café, refrigerante e demais itens.