Roda de conversa sobre os projetos de vida dos nossos alunos… um presente ao conhecimento e aprendizado

A Escola Estadual Prof. Benedicto Rodrigues desenvolveu no mês de outubro a 1ª Roda de Conversa sobre Projetos de Vida. A ação vem ao encontro da formação dos alunos em seus projetos de vida. Baseado no levantamento realizado no acolhimento semestral com a escada dos sonhos, fomos à busca de parceiros da comunidade para promover esse momento de escuta ativa para entender algumas profissões, onde houve muita participação com questionamentos objetivos e críticos. Neste sentido, os alunos puderam escolher de acordo com os seus projetos de vida e áreas de interesse nos seguintes segmentos profissionais: docência/magistério, diretor de teatro, desenho e pintura, advocacia, engenharia civil, profissional da educação física, veterinária, farmácia, enfermagem, computação e informática.
O Projeto de Vida é o eixo estruturante no modelo de ensino integral, sendo o aluno pensado como sujeito e objeto na formação acadêmica. A aquisição das aprendizagens oferecidas pela escola ao jovem é um elemento fundamental para a construção e desenvolvimento do Projeto de Vida, pois possibilita seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. É importante que a equipe escolar o incentive a refletir sobre quem ele é, quem ele gostaria de ser e ajudá-lo a planejar o caminho que ele precisa seguir para alcançar o que pretende ser. Essa reflexão deve contemplar a articulação entre a singularidade do indivíduo e os diversos contextos em que ele está inserido, o que dará suporte ao aluno na realização de suas escolhas. A construção do Projeto de Vida deve considerar a reflexão sobre sonhos e planos, que é um processo complexo e, por vezes, demorado, que pode ser alterado à medida que os alunos amadurecem, sendo também um estímulo àqueles que nem ousam sonhar.