Exemplo de Superação

Educadores,

                   Nós, da escola pública, muitas vezes somos não só a única, mas também a melhor referência para pessoas das comunidades carentes. Assim, chegou à EE Profª Selma Maria Martins Cunha no início de 2017, a aluna Karina, moradora de uma comunidade atendida por esta unidade escolar, solicitando materiais para estudo com o objetivo de entrar na faculdade de Medicina. A discente foi acolhida pela equipe gestora e por dois anos consecutivos,  utilizou-se do acervo da Sala de Leitura e também participou do Projeto de Técnicas de redação. Foi notável a sua evolução nas produções textuais assim como nas médias do Enem. Em 2018, obteve excelente nota na redação – 980 pontos- e ótima média no Enem -756 pontos e conseguiu uma vaga no curso de Medicina na PUC Sorocaba pelo Prouni bolsa integral.

                   Neste contexto, percebemos que para um sucesso absoluto na Educação são necessários a meritocraciaa gestão democrática e políticas públicas de inclusão. Quanto ao mérito, a aluna é exemplo veraz. Sob sol ou sob chuva, chegava à escola todas as semanas para aulas de redação. Esforço, estudo, resiliência e esperança sempre estiveram presentes em sua jornada. Quanto à gestão pública, a então equipe gestora, não só abriu as portas para que a aluna usufruísse do acervo da escola e dos projetos realizados, como também a incentivou a continuar na sua jornada. Quanto às políticas públicas ligadas à educação, são essenciais para fechar a tríade e gerar a real inclusão das camadas mais pobres da população.

                Colegas, o sucesso da aluna Karina fundamenta e dignifica todos os que acreditam e trabalham na Educação neste país. Esse sucesso também nos diz que o aluno até pode pensar em desistir, mas para nós educadores, desistir jamais….

                                                                                                                           Abraços,

                                                                                Professora Vânia

Att: Escola Selma Maria Martins Cunha