Replicabilidade – Alunos compartilham práticas

Alunos da Escola Estadual Prof. Benedicto Rodrigues participam da I Mostra Cultural de Salto de Pirapora e apresentam as práticas desenvolvidas na Disciplina Eletiva “Plant’Ação: Conhecimento e Atitude”.

No último dia 10, alunos dos 7º e 8º anos do ensino fundamental anos finais da Escola Estadual Prof. Benedicto Rodrigues em Salto de Pirapora/SP participaram da I Mostra Cultura promovida pelo Conselho Comunitário do município local. Os educandos apresentaram e replicaram ao público as ações desenvolvidas na escola por meio da disciplina eletiva “Plant’Ação: Conhecimento e Atitude”

Durante o segundo semestre, os jovens mediados pelos docentes Karen Mara Ortiz (Língua Portuguesa) e Rafael de Barros Tavares (Geografia) realizaram dentro do projeto interdisciplinar denominado dentro do Programa de Ensino Integral de disciplina eletiva atividades teóricas e práticas relacionadas à preservação dos recursos naturais, como também a associação das práticas com diferentes áreas profissionais ligadas aos projetos de vida dos alunos.

A apresentação ao público se baseou na reprodução dos estudos e atividades executadas pelos discentes no projeto que ainda encontra-se em processo. Partindo de uma visão dinâmica, prática e voltada para o estímulo do protagonismo juvenil, a participação na I Mostra Cultural foi sustentada pelos diálogos com a população visitante quanto à proposta e temática da disciplina eletiva; socialização e realização de entrevistas relacionadas às ações mineradoras locais e seus impactos ao meio ambiente e a comunidade; reconhecimento e execução de experimento enfatizando o processo de degradação e preservação do solo; socialização de registros fotográficos da revitalização da horta no ambiente escolar; declamação de poemas criados pelos alunos utilizando-se do tema “preservação dos recursos naturais”; degustação do suco verde (detox) feito pelos educandos; trabalho lúdico com jogo de tabuleiro enfatizando a preservação do meio ambiente e entrega de souvenir (folder com dicas de receitas e as profissões estudadas e exemplares de  sementes de hortaliças).

Todo o processo desenvolvido na disciplina eletiva “Plant’Ação: Conhecimento e Atitude”, vem estimulando ações protagonistas dos alunos focando a leitura, a escrita e a construção de atitudes que abordem a preservação dos recursos naturais nas diversas áreas profissionais.